[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” width=”1/2″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]
No início do ano de 2018 larguei o emprego “seguro” que tinha para investir no projeto pessoal que até hoje abraço enquanto mentor de aprendizagem, mentor de autores e biblioterapeuta. Independentemente de ponderar tudo muito bem e de ter as condições mínimas para o fazer, vivi momentos conturbados. Fiquei demasiado “preso” aos velhos hábitos e substituí-los levou-me a picos elevados de ansiedade. E quando tudo estava a parecer querer fluir, na verdade começou a ruir.
Precisava de uma solução urgente para a minha ansiedade. Agora estava totalmente por minha conta, o que significava, por exemplo, ter de rentabilizar o meu negócio para garantir os meus compromissos. Já não usufruía de um ordenado fixo.
Os livros sempre foram para mim um dos maiores recursos e rapidamente entrei em ação. Para tal, necessitava de adquirir conhecimento. Primeiro, para entender a ansiedade no contexto em que me encontrava; segundo, para aplicar esse mesmo conhecimento ao meu dia-a-dia; terceiro, para seguir em frente com a minha vida (afinal tinha sido por isto que me tinha despedido).
Estes são os três livros que li nesta etapa e que me ajudaram a superar a crise de ansiedade.
“Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século” de Augusto Cury. Com esta leitura entendi os sintomas da ansiedade e de como a mesma está intimamente ligada ao ritmo desenfreado da sociedade. Ajudou-me a ter clareza e a mudar a forma como sentia em relação ao que se estava a passar comigo.
“Curar” de David Servan-Schreiber. Este livro foi crucial para melhor lidar com os ambientes de stresse a que estava exposto. Curiosamente, foi quando decidi trabalhar fora de casa, optando por frequentar espaços públicos tais como bibliotecas, jardins e, em alguns casos, até cafés.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” width=”1/2″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]“Viver Sem Ansiedade” de Ricardo Laranjeira e Cristina Gonçalves. Este livro ajudou-me com os seus exercícios. Foi com estas práticas que consegui em momentos de maior stresse, relaxar e não agir impulsivamente. Lembra-me de, antes de uma reunião com um cliente, fazer o exercício da respiração.
Digo com convicção que estas leituras salvaram o meu negócio e a minha relação com a minha família.
Há uma questão igualmente importante em todo este processo. A rapidez e a qualidade com que, utilizando as minhas habilidades de leitura rápida e dinâmica, absorvi o conhecimento e o coloquei em prática.
O impacto de ler muito mais rápido
Por vezes não temos tempo, mesmo para o mais urgente. No meu caso, em apenas uma semana estava na posse de todo o conhecimento, ao ler estes três livros com um total de 650 páginas, mantendo, ao mesmo tempo, todas as tarefas inerentes ao meu negócio e gestão familiar. E, com a consistência dos exercícios que realizei dos livros, em pouco mais de duas semanas estava com mais energia, mais relaxado e tudo começou a fluir.
A leitura rápida é uma competência que se adquire. Como tal todas as outras, só a utilizamos quando nos é mais vantajoso. Mas uma coisa é certa, convém não esperarmos que a dor apareça para então fazermos alguma coisa. Como diz o ditado popular, “quem vai para o mar prepara-se em terra”.
Obtive muitas aprendizagens nesta situação. Mas para mim a mais importante foi que precisamos de estar munidos das competências certas para quando a urgência surge. E a leitura rápida e a aprendizagem eficaz fazem parte desse rol de habilidades pois, em qualquer altura, são determinantes para os resultados que queremos.
Se queres dominar esta técnica e colocar em prática já neste Verão, junta-te à última turma do Workshop Avançado em Leitura Rápida antes das férias. Sabe mais AQUI
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]