Metas & Objectivos

Porque é tão difícil cumprir as promessas de Ano Novo?

2014 em ouro

Mudar, mesmo que para melhor, requer muita persistência e força de vontade.

Somos animais racionais e como qualquer animal somos também “bichos” de hábitos. Habituamo-nos às coisas, pessoas e situações como sempre foram, criando «zonas de conforto» que muitas vezes se transformam em algo extremamente desconfortável: doenças, mal-estar, revolta, queixume, falta de dinheiro, infelicidade, relacionamentos problemáticos, entre muitos outros.

Mas então se não estamos bem, porque não mudamos?

Existem dois fatores para isso.

  • Achamos que não é possível mudar. Temos uma visão fatalista do mundo onde somos vítimas das circunstâncias. Acreditamos que a vida é algo que nos acontece, não algo sobre o qual temos algum poder para agir. A maioria das pessoas desconhece que tem o poder de mudar a sua realidade apenas com a intenção, a atitude de o fazer.
  • Existe uma resistência interna à mudança. Mesmo que acreditemos que podemos mudar a realidade, não sentimos força para o fazer. Temos que vencer a resistência do hábito, ganhar coragem para entrar no desconhecido e ter a ousadia de vencer, de fazer acontecer no dia-a-dia a vida que sonhamos.

Partilhamos por isso, uma série de passos para vencer esta resistência interna e fazer acontecer a mudança nas áreas da vida que forem necessárias:

  1. Balanço – O primeiro passo para criar um 2014 de sucesso é fazer um balanço sobre o ano que passou. Pega numa folha de papel e escreve o que conquistaste nas várias áreas da tua vida em 2013 e o que não foi tão bom, os momentos mais difíceis que viveste e, acima de tudo, o que aprendeste com isso.
  2. Expressa a tua visão/decide – Depois de analisar o ano que passou, é tempo de decidir o que queres melhorar em 2014. Decide como queres que seja o novo ano, sem limitações como se fosses uma criança que acredita que tudo é possível. Para revindicar o que desejas na vida, tens de nomear os teus desejos. Quanto mais clareza e definição conseguires dar ao objetivo que visualizaste na tua imaginação, maior será a possibilidade de ele se materializar no mundo exterior. Coloca essa visão no papel. Associa visualmente palavras aos teus desejos, enche-os com um sopro de vida. Escolhe no máximo 5 desses objetivos, em vez que querer atingir tudo de uma vez.
  3. Desenvolve a tua estratégia – Tens de aprender a ser estratégico na tua vida. Reduz essa visão a uma estratégia que te permita executá-la. A tua estratégia é, no fundo, um plano de ação para aproximares a visão dos resultados. É a tua fórmula vencedora para estabeleceres a ponte entre os teus sonhos e os teus atos. Um grande sonho dividido em pequenos passos é muito mais fácil de concretizar. Define como e quando pretendes concretizar cada um dos teus objetivos. Lembra que é melhor concentrares toda a tua energia num objetivo de cada vez.
  4. Redige um autocontrato – Faz um acordo contigo mesmo sobre o que planeias fazer e quando. Imprime-o e põe um carimbo, para que pareça uma coisa oficial. Assina-o para o  tornares legítimo, exatamente como se fosse um grande contrato de negócios, e coloca-o num local onde o possas ver todos os dias de manhã. Este procedimento cria uma estrutura fundamental de autorresponsabilização. Sem responsabilidade é fácil fugires ao teu compromisso de tornar real o teu sonho. Sem uma estrutura que assegure a tua responsabilidade de cumprir as promessas que fizeste em torno desse desejo, é fácil dares o dito pelo não dito. Quando mais tempo passar depois de teres determinado um objetivo, menos provável é que o concretizes na realidade. O sonho acaba por morrer prematuramente.
  5. Entra em ação – Escrever o que queres é apenas metade do caminho. Para que todo este processo funcione, tens de lembrar-te de que o sucesso reside na execução. A razão pela qual muitos projetos fracassam é por serem débeis na sua capacidade de execução. Podes ter uma estratégia brilhante, mas se falhares na implementação da estratégia de nada vale. Empenha-te em concentrar-te no que é essencial, naquelas atividades que te vão levar onde planeaste chegar. Começa por dar pequenos passos para te ires habituando ao processo de entrar em ação.
  6. Mede os resultados – Quer nos negócios, quer na vida pessoal, tudo o que não é medido nunca será dominado. Ao final de cada dia, dispõe de 15 minutos para medir a maneira como viveste durante esse dia e compara-la com a visão que determinaste para ti. Ao fazer este simples exercício tornas-te profundamente consciente do que está ou não a resultar. Fazendo este ritual noturno, cada dia será melhor do que o anterior. Se medires o que estás a fazer em função dos teus objetivos, as correções de rumo que fizeres, para chegares à tua melhor vida, levar-te-ão ao teu destino num abrir e fechar de olhos.
  7. Persiste – Se te acontecer um deslize e abandonas as tarefas que planeaste, não desistas. Ainda não acabou e é perfeitamente normal que sintas que te “baldas” de vez em quando, faz parte do processo de resistência interna à implementação de novos hábitos. A única coisa que conta, é que retomes o prometido a ti próprio. E lembra-te “Os desistentes nunca ganham e os vencedores nunca desistem”

O Curso da Prosperidade Mental é uma formação fundamental para te ajudar a compreender estes passos em maior profundidade. E vai muito mais além revelando uma metodologia e um Caminho para se atingir o que se quer na vida.

Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira in Comunicação Mais Eficaz

Join the discussion One Comment

  • Maria Ana diz:

    É com gratidão e felicidade profunda que vos expresso aqui, todo o trabalho que estão a fazer ao mudar o mundo. Felicidades a voçês e aos vossos objetivos!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subscreva a nossa Newsletter

Periodicamente enviamos a nossa Newsletter com alguns dos conteúdos abaixo indicados:

  • Artigos inspiradores
  • Vídeos motivacionais
  • Dicas sobre como melhorar a Comunicação e Storytelling
  • Como atingir Metas e Prosperidade
  • Informação dos próximos cursos e workshops
  • ... e muito mais
Fechar janela

O seu email ficará seguro e será utilizado apenas e exclusivamente para este fim.