No matter where or even when you start the “race”
It only matters how you will finish it
Ricardo Laranjeira
Tradução
Não interessa onde ou mesmo quando começas a “corrida”
Apenas interessa como a irás terminar
Assim é em tudo na vida. Durante todos os meus anos de vida, têm passado por mim tantas pessoas que começaram bem. Alguns logo na escola primária, outros depois no liceu. Melhores notas, melhores alunos, mais populares, mais influentes, etc. Mais à frente a vida revela novos desafios e muitos não sabem adaptar-se, ajustar-se à mudança. Tenho pautado a minha vida pela capacidade camaleónica de me transmutar, da versatilidade. De caminhar em direcção à mudança numa Era de Extremos, como dizia Gregg Braden este fim de semana em Lisboa. E mesmo assim acho que deveria ter a capacidade de mudar mais, muito mais.
Novos tempos se avizinham para a minha vida. Ainda não percebi com clareza suficiente para onde é para ir mas uma coisa é certa, vai ter que haver mudança.
Esta noite, no jantar de finalistas do 9º ano da minha filha Mafalda, ao olhar para aqueles jovens recordei todos os colegas da minha juventude. Recordei essencialmente que nem tudo o que é num dado momento, continua a ser no futuro. Assim também será para eles!
Reflexões de Ricardo Laranjeira
02/06/2015