A história que fez a palestra valer a pena
(Excerto do livro 5 Lições de Storytelling de James McSill)
Uma vez numa palestra empresarial sobre Storytelling, decidi começar com uma história muito simples, a de Soichiro Honda, do site Fábulas e Contos. Embora a história tenha demorado apenas uns dez minutos a contar, das três ou quatro horas da minha intervenção, no fim do evento a maioria dos participantes disse-me que a história fez a palestra valer a pena. Porque será que obtive esta reacção com algo tão simples, disponível em dezenas de livros, artigos e sites?
Um homem investiu tudo o que tinha numa pequena oficina. Trabalhou noite e dia, dormindo inclusive na própria oficina. Os seus familiares achavam-no louco.
Para poder continuar aquele negócio, empenhou, com muito pesar, as jóias da sua mulher. Quando apresentou o resultado final do seu trabalho a uma grande empresa, disseram-lhe que o produto não atendia ao padrão de qualidade exigido. O homem desistiu? Não! Voltou para a escola por mais dois anos, sendo vitima da chacota por parte dos seus colegas e de alguns professores, que lhe chamavam sarcasticamente “visionário”. O homem ficou chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fechou contrato com ele.
Porém, durante a guerra, a sua fábrica foi bombardeada duas vezes e uma boa parte dela destruída. O homem desesperou e desistiu? Não! Reconstruiu a fábrica. Contudo, um terramoto derrubou-a novamente. Foi a gota de água? O homem desistiu? Não!
Logo após a guerra, houve um grande escassez de gasolina em todo o país e o homem não podia usar o seu automóvel nem para ir comprar comida para a família. Entrou em pânico e desistiu? Não! Criativo como sempre, adaptou um pequeno motor à sua bicicleta e saiu às ruas. Os vizinho ficaram maravilhados, todos queriam uma “bicicleta motorizada”.
A demanda por motores aumentou muito e o homem ficou sem mercadoria. Decidiu, então, montar uma fábrica para a novíssima invenção. Como não tinha capital resolveu pedir ajuda a mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia era boa, conseguiu o apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantaram o capital necessário para a indústria.
Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada em todo o mundo. Tudo porque Soichiro Honda, o seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou. Portanto, se vive hoje momentos difíceis, como quase todas as pessoas, não desanime – persista. A vida reserva um prémio maravilhoso para aqueles que persistem, que têm fé, e que não se deixam abalar pelo desânimo. O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano. E se depois de uma vida de persistência não conseguir desfrutar do conforto material desejado, saiba que conquistou algo muito maior, muito mais duradouro do que os tesouros da terra – conqusitou um dos tesouros do coração, a “virtude”.
Pense nisso! A marcha do tempo é célere, inexorável. Os minutos sucedem-se. Utilize-os de forma digna, mesmo que a preço de sacrifícios. Tudo na vida constitui um convite para o avanço e para a conquista de valores, na harmonia e na glória do bem.
Quer aprender mais sobre Storytelling? Veja AQUI