Quantas vezes nos deixamos paralisar pelo medo e confundir pela dificuldade aparente de uma tarefa?
O medo, é um dos inimigos mais fortes com o qual temos que lutar para poder atingir as nossas metas e sonhos.
Partilhamos com vocês uma poderosa história/parábola sobre este assunto.
Um rei submeteu a sua corte a uma prova para preencher um cargo importante. Um grande número de homens poderosos e sábios reuniu-se em volta do monarca.
«Ó vós, sábios» disse o rei, «tenho um problema e quero ver qual de vós tem condições para resolvê-lo». Conduziu os homens a uma porta enorme, maior do que qualquer outra já vista, e esclareceu: «Aqui vedes a maior e mais pesada porta do meu reino. Quem dentre vós conseguirá abri-la?»
Alguns dos cortesãos simplesmente abanaram a cabeça. Outros entre os sábios observaram a porta mais de perto, mas reconheceram não ter capacidade para o fazer. Tendo escutado o parecer dos sábios, a restante corte concordou que o problema era demasiado difícil para ser resolvido.
Somente um único vizir se aproximou da porta. Examinou-a com os olhos e com os dedos, tentou movê-la de muitas maneiras e, finalmente, puxou-a com força. E a porta abriu-se.
A porta tinha estado apenas encostada, não completamente fechada. E as únicas coisas necessárias para abri-la eram a disposição de reconhecer tal facto e a coragem para agir com audácia.
O rei disse: «Receberás a posição da corte, pois não confias apenas naquilo que vês e ouves; pões em ação as tuas faculdades e arriscas experimentar»
Quantos de nós “perdemos” algo importante (um sonho, um projeto, um emprego, um relacionamento, uma vida…) simplesmente pelo facto de não termos tido a coragem para a arriscar.
Lembra: vale muito mais a pena arriscar e falhar, do que viver a vida sem nunca ter arriscado por medo de falhar. A primeira situação pode levar-nos a momentos desconfortáveis e desafiantes, mas a segunda irá levar-nos ao arrependimento eterno…
Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira in Comunicação Mais Eficaz