Praticamente todos nós já fomos confrontados mais do que uma vez na vida com esta pergunta. Quer ela seja feita diretamente com estas mesmas palavras ou de uma outra forma mais subtil como “fale-me mais acerca de si”. Pode surgir no âmbito pessoal ou mesmo em contexto profissional. Este tipo de solicitações tendem a surgir em momentos de viragem, momentos cruciais nas nossas vidas.
A maioria, que não está preparada para este desafio, tende a responder com uma lista de factos, acontecimentos, lugares, funções e mais sei lá o quê, que podem levar quem escuta até ao limite do tédio. Aquilo a que habitualmente chamamos de “uma seca”. Na verdade qualquer um de nós somos muito mais do que isso. Nós somos como um saco com uma coleção de histórias, acontecimentos que nos marcaram inevitavelmente em determinadas alturas da nossa vida, que moldaram a nossa personalidade e carácter. E é desta forma que podemos envolver as pessoas que nos escutam e fazer com que elas se lembrem de nós, muitas vezes para sempre. Saber comunicar é o que fará com que os outros “comprem” aquilo que tens para lhes “venderes”.
Nesse sentido aqui vão 5 dicas de Storytelling que te podem ajudar a contar uma boa história.
- Constrói um personagem envolvente – Fala de ti de uma forma que as pessoas desejem que venças no final da tua história. Para tal tens que as envolver emocionalmente, relacionando-te com elas, falando da tua infância ou de experiências pelas quais passaste e, sempre, com humildade.
- Define um problema ou um obstáculo a ser ultrapassado – Que mudanças foram necessárias na tua jornada, o que foi necessário ultrapassar ou superar? Fala do momento em que descobriste o que era necessário fazer. É um momento de fazer uma retrospectiva ao passado e pintar bem o cenário da altura.
- Enfatiza o esforço e a luta que foi necessária – É aqui que as emoções são exploradas ao rubro. O caminho da transformação é intenso e cheio de detalhes riquíssimos. Em momentos que tudo corre como o planeado é fácil viver. Mas quem somos nós e do que somos feitos em tempos de extremos desafios? É isto que vai fazer os teus ouvintes ficarem colados à espera do desenlace.
- Quais foram as lições aprendidas – O que foi aprendido com esta luta? O que nunca mais voltará a acontecer ou como será daqui em diante? São estas lições que devem ser partilhados com o teu publico levando-os a concordar contigo. Lições que podem ser de liderança, carácter, trabalho em equipa, lealdade, integridade, etc. Como tudo foi superado, como estão as coisas agora.
- Mostra-lhes a tua Luz – Quem és agora? O que é que toda esta jornada criou? Vai novamente até ao momento de viragem, aquele em que sentiste o que tinha que acontecer. Desenha o grande final. A tua história de sucesso. Quando os teus pensamentos se transformaram em ações que construíram a tua realidade atual. E depois de toda esta aventura, como foi “o regresso a casa”, transformado. Feito de forma genuína, isso provocará os aplausos, abraços e até mesmo lágrimas na tua audiência.
É desta forma que podes ter a certeza que fizeste as coisas de uma forma certa. Não só quando definiste uma estrutura ou uma boa execução a contar a história, mas acima de tudo com a capacidade de despertar emoções nos teus ouvintes. Nesse momento saberás que fizeste tudo bem.
Adaptação de artigo do Chicago Now por LeeAndra K
Saiba mais sobre a Certificação em Storytelling
E sobre Storytelling para Publicação
Boa tarde,
preciso de encontrar um desenhador de storytelling para me “contar” duas comunicações que tenho de apresentar num evento que conta com mais de 300 participantes.
Peço que me indiquem nomes.
obrigada