Quantos de nós já tentamos mudar e não conseguimos? Quantos já traçamos metas e desistimos a meio do caminho? Porque é tão difícil mudar? Porque nos sentimos infelizes sem saber porquê?
Para haver mudança tem que haver congruência interna. Sintomas de desequilíbrio (mal estar, desmotivação, tristeza, etc) que muitas vezes acontecem com as pessoas, nada mais são do que sinais de alerta de incongruência interna.
Qualquer sistema biológico ou social, está organizado por níveis e a mente não é excepção. Existe uma hierarquia natural nos processos de aprendizagem, mudança e comunicação. Para poder mudar comportamentos, é necessário saber em que nível de pensamento se encontram esses comportamentos.
Quando estabelecemos uma mudança esta pode ocorrer a vários níveis em simultâneo. Este modelo dos níveis neurológicos, cria uma estrutura para organizar e reaver informação, o que nos permite identificar o melhor ponto de intervenção para obter a mudança desejada.
Se estivermos num elevado estado de alinhamento interno, sem conflito entre eles, unidos em busca do mesmo objectivo, as energias serão canalizadas numa única direcção e teremos pessoas equilibradas e produtivas, prontas para contribuir positivamente dentro de um sistema Maior e a realizar o que se propuserem na vida.
Internamente funcionamos como uma empresa composta por diversos departamentos. Se cada “parte” de nós, cada departamento, cooperar com as outras, o indivíduo pode ser mais eficaz. São sete os vários departamentos. Operamos em todos os níveis. Dependendo das circunstâncias, uns níveis serão mais importantes que outros. Se, por exemplo, estou a atravessar a rua com trânsito, é importante que ponha atenção nos níveis do ambiente externo e comportamento.
O nível mais básico é o nosso entorno ou ambiente, nossas restrições externas. Actuamos nesse ambiente através do nosso comportamento. Nosso comportamento está dirigido pelas nossas capacidades. Estas estão organizadas pelas crenças e valores que por sua vez, estão organizadas segundo a nossa identidade e guiadas pelo nosso propósito Maior. O último departamento é a nossa ligação à nossa verdadeira essência, a nossa ligação espiritual.
Para começar a agir e tentar mudar o que não está tão bem na nossa vida, temos que realinhar internamente estes vários “departamentos”, para que todos funcionem em sintonia e remando no mesmo sentido.
Uma das formas mais eficazes de voltar a calibrar-nos internamente é através da técnica de “Alinhamento dos Níveis Neurológicos” baseado na PNL, e que trabalhamos no Workshop 7 Degraus para a Evolução Pessoal
Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira
Comunicação Mais Eficaz