7ª Etapa
Evolução Pessoal – Quem sou Eu verdadeiramente?
Chegamos ao fim do nosso trabalho de desenvolvimento pessoal e autocoaching usando a metodologia dos Níveis Neurológicos da PNL, que foi adaptado por nós (Cristina e Ricardo) já há alguns anos, para criar o Workshop 7 Degraus. Da experiência destes últimos 6 anos com este Workshop, criámos esta pequena grande experiência que foi o Curso 7 Níveis para a Evolução pessoal.
Nesta última etapa abordamos o tema mais elevado e que consideramos o mais importante de todos. Lembrem-se, a nossa mente está organizada como os vários departamentos de uma empresa: temos o departamento dos Comportamentos, o departamento das Capacidades, o das Crenças, o da Identidade, o do Propósito de Vida e finalmente o da Evolução Pessoal. Todos eles funcionam em simultâneo e todos são igualmente importantes. No entanto, se quisermos realizar mudanças efetivas e positivas na nossa vida, temos que focar-nos em trabalhar nos níveis superiores – Identidade, Propósito e Evolução Pessoal, pois só dessa forma conseguiremos transformar os níveis inferiores.
Esta Evolução Pessoal, trata-se de um espaço interno que nos conecta ao transpessoal, à parte profunda de nós mesmos, àquilo a que chamamos essência, espírito ou aspetos relacionados com a energia espiritual, Deus, Energia, Criação. A maioria das pessoas nem sabe bem o que isto significa e por isso não lhe dá a devida importância, sentindo que falta sempre algo profundo e significativo na sua vida.
Nesta etapa focaremos a nossa atenção para o princípio evolutivo de que apenas nos sentiremos felizes, satisfeitos e completamente realizados se resgatarmos a nossa conexão individual com a fonte (com Deus, com a Energia do Universo, com a Criação ou com o Eu Superior), conexão essa que ainda existia no momento do nosso nascimento e que fomos perdendo gradualmente ao longo da vida.
Assim sendo, e para estarmos completamente alinhados devemos dedicar a nossa vida principalmente a essa tarefa. Isso significa que devemos dedicar tempo a nós mesmos, a conhecer-nos melhor, a libertar bloqueios e traumas que nos impedem de sentir essa conexão na plenitude. É esse resgate interno que nos fará brilhar novamente como só uma criança é capaz de fazer espontaneamente, sentido alegria, entusiasmo, felicidade e paz constantes. Esta é a tarefa principal de todo o ser humano. Quando todos possamos ser capazes de concluir esta tarefa, o mundo estará transformado. A vibração individual de cada ser humano pleno e completo será capaz de aumentar a vibração de todo o planeta e poderemos estar a viver num autêntico paraíso, onde reine a ordem natural, a paz e o Amor.
Não estamos aqui para lutar ou defender-nos, nem para convencer ninguém. Estamos aqui para libertar-nos e entregar-nos ao nascimento do nosso EU SUPERIOR, que está à espera que isso aconteça.
Este resgate do nosso EU verdadeiro é o que se chama “voltar para casa”, estar profundamente realinhado internamente, de forma que isso se reflicta em tudo o que fazemos exteriormente, modificando completamente todas as incongruências e desequilíbrios que possam existir nos níveis anteriores.
Curso Evolução Pessoal – 7
Objetivo
Reconectar com a nossa essência mais pura.
Tarefa
Responde à pergunta abaixo, que é a frase mais pesquisada mundialmente no Google.
- QUEM SOU EU?
Solução
Esta é uma pergunta que nos deve acompanhar ao longo da nossa vida, pois o desabrochar do nosso verdadeiro EU dá-se de forma gradual. Como se estivéssemos a retirar camadas de uma cebola, aos poucos vamos nos aproximando do centro, da fonte. A única forma de conseguirmos atingir este objetivo Maior é através do silêncio interior e exterior, da meditação, da dança ou de qualquer técnica que nos permita silenciar a mente, a personalidade e mergulhar no vazio da nossa essência e examinar a nossa consciência. O isolamento regular também é bastante importante, pois somos constantemente afetados pelas energias provenientes do ambiente externo (pessoas e lugares), o que nos leva a reagir, despertando o Ego e consequentemente ativando a nossa personalidade. Quando estamos sozinhos podemos realmente sentir quem somos.
Exercício Atenção plena
Neste ponto iremos dar-te algumas dicas para praticares a atenção plena, a capacidade de estares mais focado no momento presente e menos no diálogo imparável da mente, que nos leva para o passado e o futuro e nos tira a paz interior. Praticando constantemente estes exercícios começaras a ser capaz de ir percebendo quem realmente és.
Abaixo há uma relação de atividades que a maioria das pessoas fazem diariamente de forma mecânica, automática e inconsciente. A partir de agora, todas as vezes que fores fazer alguma destas atividades, deliberadamente foca e presta atenção no que estás a fazer e no que estás a experienciar no momento da ação.
- Tomar banho – Ao tomar banho sente a temperatura da água, sente o toque das gotas do chuveiro caindo sobre o teu corpo e escorrendo por ele, observa cada sensação e cada movimento realizado. Nestes momentos não julgues o banho ou a temperatura da água em boa ou má, simplesmente sente. Observa também como durante o banho, a tua mente vai para longe do momento presente e passas a pensar sobre o que farás depois do banho. Observa como durante o banho também tens a tendência de relembrar coisas que já aconteceram, ficar remoendo sentimentos, sonhando ou preocupando-te com o futuro. Observa o que estás a fazer no momento, toda vez que tua mente for para qualquer outro lugar, gentilmente trá-la para o AQUI e AGORA, estando consciente de cada movimento e sensação.
- Escovar os dentes – Este exercício também é de grande valia, pois assim como qualquer outra atividade, poderás fazê-la de forma consciente. Aplica a mesma técnica anterior. Poderás ganhar ainda maior consciência do movimento se utilizares a mão contrária à habitual.
- Comer – Deixa de lado jornais, revistas ou qualquer coisa que possa desconcentrar-te ou roubar a tua atenção. Desliga o computador, a TV e o rádio. Agora aplica a mesma técnica de focar a atenção apenas no ato de mastigar, observar e saborear cada alimento.
- Caminhar ou fazer exercício físico – Da próxima vez que fores caminhar ou fazer qualquer outro exercício físico, fica completamente atento, ou seja, nada de fones nos ouvidos, música ou conversa com os outros. Apenas presta atenção aos movimentos, observa as sensações nos teus músculos, observa tua respiração. Não dês adjetivos às tuas sensações, como “isto dói”, “é difícil” ou “eu sinto- me bem”, “isto é bom”, etc.
Ao estares a fazer isto, estás em Mindfulness, totalmente presente no momento. E quando isso acontece és mais tu mesmo.
Nota: Pode ser feito com qualquer atividade do quotidiano
Conclusão
Lembra-te que a maior prioridade da tua vida é a tua Evolução Pessoal, o resgate do teu Eu autêntico, mesmo antes de viveres o teu Propósito de Vida que está relacionado com a tua contribuição ao mundo. Não podes dar o que não possuis, por isso e mais importante que a dedicação aos outros é dedicarmo-nos a nós mesmos. Sabendo quem somos realmente e resgatando a nossa conexão interior, ganharemos motivação e energia suficiente para ajudar outros a evoluir também, ajudaremos a alegrar a vida dos outros, ajudaremos a levar mais paz à humanidade.
A recordar
Não somos seres humanos a viver uma experiência espiritual,
somos seres espirituais a viver uma experiência humana.
Teilhard de Chardin
Boa integração
Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira
Nota: Gostaríamos de receber o teu testemunho sobre esta experiência. Receberás um último email solicitando-te isso mesmo.
Se quiseres ir mais além e aprofundar o estudo destas 7 Etapas com mais conhecimentos, vivências e dinâmicas ao longo de cada nível, então tens que experienciar o Workshop – 7 Degraus para Evolução Pessoal