5ª Etapa
Identidade – Quem sou eu?
O nível da Identidade refere-se à compreensão de quem somos, à autoconsciência plena daquilo que nos define. Está relacionado com os vários papéis que representamos na vida (pai/mãe, marido/mulher, colega, chefe, irmão, médico, engenheiro, dona de casa, etc)
Esta etapa da identidade contém afirmações do tipo “Sou”, como por exemplo:
- “Sou uma pessoa bem-sucedida”
- “Sou um otimista”
- “Sou uma pessoa tímida”
- “Sou prático”
- “Sou ansioso e preocupado”
A consciência da nossa Identidade organiza as nossas Crenças, Capacidades e Comportamentos dentro de um único sistema, os quais se expressam no Ambiente Externo. O conceito de Identidade é dinâmico, está em constante redefinição. A desconstrução e reconstrução da Identidade requer disciplina, esforço e sacrifício, de modo a identificar os traços de personalidade que queremos eliminar e recriar os que queremos atingir. Começamos a entrar nas etapas mais elevadas da transformação pessoal. Quando modificamos quem somos de uma forma positiva, sentimo-nos reforçados para lidar com todas as situações e atingir todos os nossos objetivos.
Curso Evolução Pessoal – 5
Objetivo
Identificar como se encontra o meu valor pessoal ao nível da Identidade e reforçar a autoestima. A autoestima pode ser reforçada trabalhando e 4 dos seus pilares: autoimagem, autovalorização, autoconfiança e autoafirmação.
Tarefa
Quem sou EU?
Procura um espaço onde não sejas interrompido por pessoas ou telefones. Quando encontrares esse espaço, responde às seguintes questões por escrito, levando o tempo que for necessário.
Quais são as:
- As minhas qualidades
- Os meus defeitos
- As minhas fraquezas
- A imagem que os outros têm de mim
- A pessoa que gostaria de ser
- As minhas ambições
- As minhas expectativas
- Os meus desgostos
Solução
O primeiro passo para reforçar a nossa Identidade é conhecermos-nos bem. É ter coragem de olhar para dentro e encontrar os aspectos menos bons, aqueles que não gostamos de enfrentar e assumi-los, para os poder melhorar. É olhar para dentro e ter uma coragem ainda maior para identificar e assumir os aspectos positivos, processo que costuma ser muito difícil para quem tem baixa autoestima. Se formos capazes de reforçar o que temos de bom, passaremos a acreditar mais em nós, tendo mais coragem de assumir as nossas Capacidades e expressando-nos no mundo através de Comportamentos de excelência.
Exercício
- Autoimagem: Equilibrar a autoimagem consiste na capacidade de nos vermos a nós mesmos, não melhor nem pior, mas como realmente somos. Num local onde estejas sozinho sem qualquer possibilidade de interrupções faz o seguinte exercício de 8 minutos após leres as instruções aqui abaixo:
- Usa as colunas do PC ou uns fones, clica na ligação e coloca esta música a tocar no teu computador: MÚSICA
- Senta-te com as costas bem direitas, mãos apoiadas nas pernas descruzadas com as palmas viradas para cima e fecha os olhos
- Com a tua capacidade de imaginação, traz a imagem mental que tens de ti mesmo para a tua frente e repara como te vês.
- Imagina que tens contigo uma mesa de edição de imagem tipo Photoshop em que podes retocar tudo o que quiseres nessa imagem de ti. Tanto podem ser características visíveis (físicas) como podem ser características invisíveis (traços de personalidade).
- Aumenta a imagem de ti, melhora os tons de cores, ajusta o brilho, coloca a roupa que preferes, ajusta as emoções que queres sentir, etc
- Com os comandos dessa mesa ajusta tudo para a forma que essa imagem pode espelhar a tua mais autêntica Identidade.
- Termina o exercício e percebe como te sentes reforçado ao nível da tua auto imagem.
- Podes repetir quantas vezes quiseres e ao longo de quanto tempo necessitares.
- Autovalorização: Consiste em valorizarmo-nos por aquilo que somos. Perceber que somos importantes!
- Envia um SMS a pelo menos 3 amigos com a seguinte mensagem: Estou a participar numa formação e neste momento tenho que fazer um trabalho de investigação e autoconhecimento. Preciso que me ajudes indicando 3 qualidades que vês em mim. É importante ter a tua resposta por SMS nas próximas duas horas. Sei que posso contar contigo. Obrigada.
- Depois de receberes as respostas, avança para o exercício de valorização dizendo para ti mesmo em voz alta: SOU UM ESPECTÁCULO porque… (menciona as qualidades que recebeste nos SMS dos teus amigos).
- Se estiveres disponível a aumentar o nível de desafio, faz o que está explicado no ponto anterior olhando para um espelho à tua frente.
- Autoconfiança: Acreditar que possuímos todos os recursos internos necessários para enfrentar o mundo!
- Identifica momentos do passado em que tenhas sentido ou manifestado coragem, confiança e determinação (normalmente são momentos de sucessos, pequenos ou grandes, mas que trouxeram sentimentos de realização pessoal. Todos mas mesmo todos temos momentos destes, procura os que foram mais significativos para ti)
- Sentindo essa energia no teu corpo, toma coragem e decide ou experimenta fazer algo que já queres fazer há algum tempo
- A autoconfiança reforça-se AGINDO
- Autoafirmação: Consiste na liberdade de sermos nós mesmos e podermos tomar decisões para conduzir a nossa vida com autonomia e maturidade!
- Sê assertivo, diz o que sentes, pede o que precisas,…
- Atreve-te a ser tu mesmo: muda o penteado ou o guarda-roupa. Faz algo que sempre quiseste, sem te importares com o que outros possam achar.
Conclusão
A consciência sobre o nosso valor como pessoa influi sobre toda a nossa vida e sobre o resto dos níveis abordados nas etapas anteriores: Ambiente Externo, Comportamentos, Capacidades e Crenças.
A recordar
Quem conhece os outros é sábio,
quem se conhece a si mesmo é iluminado
Boas reflexões
Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira
Nota: Dentro de 72 horas recebes o próximo email com novas instruções para a próxima etapa do Curso 7 Níveis para Evolução Pessoal