4ª Etapa
Crenças (o que acredito) – Porque faço o que faço?
Este é um dos mais importantes patamares do nosso Curso 7 Níveis para Evolução Pessoal e um dos temas onde a PNL se debruça com mais intensidade, visto ser aqui onde as pessoas manifestam a maior parte dos problemas que as bloqueiam e impedem de avançar na vida. Quando conseguimos alinhar internamente as nossas Crenças, resolvemos os conflitos que existiam nas etapas anteriores (Ambiente Externo, Comportamentos e Capacidades)
As Crenças são as regras da tua vida, as regras pelas quais vives. São declarações sobre ti mesmo, outras pessoas e situações que consideras verdadeiras. São visões de caráter emocional não baseadas em fatos. Estas regras podem ser libertadoras e positivas, e conferir-te permissão interna para atingires os teus objetivos. Elas também podem ser negativas ou limitadoras, tornando as metas impossíveis e levando-te a acreditar que não és capaz de obtê-las.
Exemplos de crenças limitadoras
- “É preciso ser rico para ser feliz”
- “Não consigo trabalhar com computadores”
- “Não consigo obter o que quero”
- “Os outros são melhores do que eu”
- “Não consigo ser bem-sucedido, porque não estudei”
Curso Evolução Pessoal – 4
Objetivo
Identificar quais as Crenças que guiam os nossos comportamentos (as nossas ações) rumo a um objetivo e também porque nos limitamos e autossabotamos nesse percurso (com Crenças limitadoras)
Tarefa 1
- Pensa num objetivo que queres atingir, relacionado com um aspecto do Ambiente Externo que queiras alterar (….)
- Depois de pensar no objetivo diz em voz alta cada uma das seguintes frases, verbalizando o teu objetivo a seguir ao final da frase (Exemplo: Eu mereço ter um bom relacionamento, Eu mereço ter mais dinheiro, etc)
- “Eu mereço atingir o (dizer o meu objetivo)?
- “Tenho as competências e recursos necessários para atingir o (dizer o meu objetivo)?
- “É possível atingir o (dizer o meu objetivo)?
- “O (dizer o meu objetivo) é claro?”
- “Desejo mesmo atingir o (dizer o meu objetivo)?”
- “O (dizer o meu objetivo) vale a pena?”
- Depois de fazeres isto, confere uma pontuação de 1 a 10. Em que 1 indica que não acreditas nada na declaração, e 10 indica que acreditas completamente.
- Se obtiveste pontuação abaixo de 7 em algum dos pontos, isso indica que tens uma crença limitadora nesse contexto.
Tarefa 2
- Pensa nesse mesmo objetivo do ponto 1 da tarefa anterior, o qual não atingiste ainda, e pergunta a ti próprio: Porque ainda não atingi este objetivo?
- A frase que surge na resposta depois do «porque» indica a crença limitadora, aquilo em que acreditas e que te está a limitar. Exemplos: “Não consigo fazer exercício físico porque não tenho tempo”, “Não consigo lançar um negócio por conta própria porque não há clientes para o meu produto”,…
Solução
Crenças limitadoras surgem essencialmente na infância quando copiamos os nossos pais, e continuamos na vida adulta a armazenar uma série de limitações provenientes do Ambiente Externo (meios de comunicação, novelas, filmes, outras pessoas, etc). As crenças pessoais não são estáticas nem imutáveis, podes escolher as crenças que queres ter e libertar-te das que te bloqueiam. Crenças podem e devem mudar.
Exercício – Mudança de Crença
- Identifica a crença limitadora que pretendes mudar (Tarefa 2)
- Escreve-a em palavras precisas. Quando uma crença é identificada em palavras, perde metade da sua força. Exemplo: Não sou suficientemente bom (inteligente, atrativo,…) para conseguir”.
- Identifica o que preferes acreditar em vez disso e escreve-a afirmando-a pela positiva. Exemplo: “Sou suficientemente bom (inteligente, atrativo) para conseguir o que desejo. Acredito em mim mesmo e na minha habilidade para criar um grande futuro”.
- A partir de agora repete esta afirmação até acreditares que é completamente verdade. Alterar a linguagem que usas para contigo mesmo é a primeira etapa para mudar o pensamento e, portanto, as Crenças.
Conclusão
O que acreditamos ser verdade é aquilo que nos dá permissão ou impede de fazer algo. ASSIM, qualquer crença negativa que identifiques no teu sistema de pensamento, torna-a temporária e trabalha para alterá-la. Qualquer crença positiva que possuas, torna-a permanente e reforça-a.
Nota: Como o processo efetivo de mudança de Crenças se encontra num nível superior do modelo dos níveis neurológicos, habitualmente requer um trabalho mais específico e individualizado, feito pessoalmente em sessões de Coaching.
A recordar
Quer acredites quer não, terás sempre razão
Boas reflexões
Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira
Nota: Dentro de 72 horas recebes o próximo email com novas instruções para a próxima etapa do Curso 7 Níveis para Evolução Pessoal