3ª Etapa
As minhas Capacidades – Como faço o que faço?
Nas duas etapas anteriores percebemos como o Ambiente Externo nos influencia e como agimos nele através dos Comportamentos que temos (ações, palavras e pensamentos,…).
Nesta 3ª Etapa iremos trabalhar com recursos internos, estratégias e habilidades ou competências com que habitualmente agimos ou pensamos, as quais guiam os nossos Comportamentos. Trata-se do conhecimento (consciente ou inconsciente) acerca das ações que temos que realizar e a forma como temos que encadear essas ações para produzir um objetivo desejado.
Possuímos Capacidades e estratégias internas tanto para nos motivar como para nos deprimir, como para atingir diversos estados emocionais. Por exemplo, sensibilidade, adaptabilidade, flexibilidade, coragem, disciplina, tranquilidade, determinação, ansiedade, agressividade, medos ou receios, etc.
Curso Evolução Pessoal – 3
Objetivo
Identificar que estratégias internas utilizo para gerar diferentes estados emocionais positivos e negativos.
Tarefa
- Faz duas listas escrevendo que estratégias internas e/ou externas utilizas para te colocar num estado emocional positivo e num estado emocional negativo. Por exemplo:
- Positivo: entusiasmo, boa-disposição, coragem, determinação, felicidade, harmonia, entre outros.
- Negativo: tristeza, preocupação, agressividade, ansiedade, entre outros.
- Essas estratégias podem ser, ouvir uma música específica, ver um determinado vídeo ou filme, dizer algo para ti mesmo, focar em algo externo, visitar um determinado lugar, falar com alguém, ler algo que faz despoletar uma emoção, entre outros. É como se fosse um gatilho que inicia uma sequência de acontecimentos que te levam a um dos estados mencionados em Positivo ou Negativo
- Decide qual dos estados emocionais negativos identificados queres alterar e responde:
- Achas que com mais atenção plena (foco no presente), observação de ti mesmo consegues identificar o momento em que isso está prestes a acontecer e teres a capacidade de alterar a estratégia interna que está na iminência de ser desencadeada?
- Como o podes fazer? Pensa pelo menos em 3 soluções que podes aplicar como antídoto ou até mesmo como prevenção, para não desencadear o tal estado negativo.
Solução
Aplicar o seguinte pressuposto da PNL (Programação Neuro-Linguística)
Possuímos todos os recursos que necessitamos
Não existem pessoas sem recursos, somente estados mentais desprovidos de recursos. Como seres humanos, todos possuímos os recursos que precisamos para sermos bem-sucedidos na vida. Mas, a maioria das vezes, estamos perdidos em comportamentos e pensamentos automáticos que nos fazem acreditar que somos assim e nada há a fazer. Quando nos envolvemos em determinados estados mentais (ansiedade, depressão, medo, irritação, etc) ficamos “impedidos” de aceder a esses recursos de imediato. É como se fosse uma força de bloqueio. Com a nossa consciência (o dar-se conta de) podemos ultrapassar isso.
Lembra-te que tens sempre a capacidade interna de fazer as coisas de outra forma, apenas tens que descobrir essa nova forma e tomar uma decisão. É uma escolha que fazes.
Exercício
-
- Lembra o estado emocional negativo que queres alterar. Exemplo: ansiedade,…
-
- Depois de identificares a estratégia mental que utilizas como gatilho para desencadear esse estado emocional negativo, altera-a. Exemplo: se cada vez que acordas ficas na cama a pensar em todos os problemas que tens para resolver, gerando logo ansiedade, muda a estratégia e quando acordes, levanta-te logo da cama, mexe o corpo, respira, vai tratar da higiene pessoal, prepara o teu pequeno almoço e foca os teus pensamentos e a tua atenção no que queres que aconteça. Dessa forma quebras a corrente de acontecimentos que gera a estratégia negativa predefinida para ficares ansioso e preocupado.
- Observa e/ou conversa com alguém que seja um modelo para ti na competência positiva que queres adquirir para substituir a negativa. Exemplo: Um estado de tranquilidade por oposição à habitual ansiedade. Percebe qual a estratégia utilizada por essa pessoa. Tenta modelá-la, copia o que ela faz até nos detalhes que te podem parecer irrelevantes mas que poderão ser cruciais para ativar a estratégia de sucesso.
Conclusão
As Capacidades que possuímos ou acreditamos possuir, as estratégias que implementamos no nosso quotidiano, guiam e condicionam os nossos Comportamentos. Faz um esforço por ganhar novas capacidades para enfrentar os desafios da vida e os teus Comportamentos mais negativos mudarão, influenciando assim o teu Ambiente Externo para melhor. Fantástico, não? Repara como tudo isto está ligado dentro da nossa mente. Aprende a meditar, faz um curso de motivação ou desenvolvimento pessoal, experimenta ioga ou tai chi, aprende um novo desporto, dança, estuda algo novo, etc, acima de tudo desafia-te a aprender algo novo reforçando assim as tuas competências pessoais.
A recordar
Se continuares a fazer as coisas sempre da mesma forma,
obterás sempre os mesmos resultados
Boas reflexões
Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira
Nota: Dentro de 72 horas recebes o próximo email com novas instruções para a próxima etapa do Curso 7 Níveis para Evolução Pessoal