Comunicação

Os 5 acordos – Sabedoria ancestral Tolteca

De acordo com D. Miguel Ruiz, tudo o que fazemos está baseado em acordos ou compromissos que fazemos: acordos connosco, com outras pessoas, com Deus e com a vida. Mas os acordos mais importantes são os que fazemos connosco mesmos. Através desses acordos dizemos a nós mesmos quem somos, como nos comportamos, o que é possível e o que é impossível.

Debemos perceber em primeiro lugar que estes acordos traduzem-se num complexo sistema de crenças (cosmovisão) ou paradigma, adquirido por influencia social, familiar, educacional, e com frequência estas crenças adquiridas nos perturbam mental e emocionalmente, criando infelicidade.

Em segundo lugar, debemos saber que se pode modificar o sistema de crenças para conseguir o almejado equilíbrio interior que leva à felicidade. Para logra-lo, se podem por em prática los quatro acordos (4 dogmas), que são os seguintes Os 4 acordos.

Os Quatro Acordos propostos nada mais são do que atitudes, que se praticadas, expandem a consciência e libertam (acordam) desse sonho (pesadelo) pessoal, e consequentemente do “sonho do mundo”.

Posteriormente, D. Miguel Ruiz em conjunto com o filho D. José Ruiz acrescenta o quinto e último acordo, o mais difícil de cumprir e integrar:

5 – Seja Cético, mas aprenda a ouvir 

Não confie em si mesmo nem em mais ninguém. Aproveite-se do poder da dúvida para questionar tudo o que ouvir.

Devemos ser céticos porque a maior parte do que ouvimos não é verdade. As pessoas falam e opinam através da sua própria história pessoal, através dos seus filtros e ensinamentos. Mas, devemos aprender a escutar, pois quando aprendemos a escutar compreendemos o significado dos filtros de cada um, a história delas, e a comunicação melhora muito.

A maioria do nosso conhecimento não é verdadeiro, está baseado no sistema de crenças prejudicial a liberdade pessoal que se pode desmontar através dos 4 acordos. Por isso como diz D. Jose: “Não acredite em mim, não acredite em você mesmo, e não acredite em mais ninguém”

O mais importante é ir questionando e vivenciando o que pode ser mais correto para cada um de nós. Não se agarre a verdades pre-estabelecidas sem as questionar, nem as suas próprias verdades, pois elas podem estar a impedi-lo de ser quem realmente É e atingir o seu maior Potencial!

Para saber mais e poder aplicar diariamente esta sabedoria ancestral participa no

Workshop – Os 5 Acordos, sabedoria ancestral Tolteca

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subscreva a nossa Newsletter

Periodicamente enviamos a nossa Newsletter com alguns dos conteúdos abaixo indicados:

  • Artigos inspiradores
  • Vídeos motivacionais
  • Dicas sobre como melhorar a Comunicação e Storytelling
  • Como atingir Metas e Prosperidade
  • Informação dos próximos cursos e workshops
  • ... e muito mais
Fechar janela

O seu email ficará seguro e será utilizado apenas e exclusivamente para este fim.