was successfully added to your cart.

Carrinho

Livros e Speed ReadingSpeed Reading

Os 3 Maiores Ganhos da Leitura Rápida

Ganhos da Leitura Rápida

Desde que comecei o meu trabalho enquanto mentor para a aprendizagem tenho presenciado muitos casos interessantes de resistência inicial à leitura rápida. Se por um lado as pessoas que me procuram querem ler mais rápido, por outro acreditam que ler mais rápido é sinónimo de perda de retenção de informação. Como em tudo é necessário um equilíbrio. E ler mais rápido não foge a esta regra.

Quem pensa que irá ler um livro do princípio ao fim sempre à mesma velocidade está, redondamente, equivocado. Ler com rendimento é saber quando acelerar e quando abrandar. É como conduzir um carro. Nunca conduzimos à mesma velocidade. Há limites de velocidade estabelecidos, curvas, lombas, passadeiras, imprevistos e outra série de situações.

Afinal para que serve a Leitura Rápida?

Ler mais e melhor em menos tempo tem sido uma das bandeiras da leitura rápida. Porém, isto é somente parte da melhoria.

Na verdade, ler mais rápido da forma certa aumenta a retenção de informação, o foco, a fluidez e a capacidade de aplicar e concretizar informação. Está também provado que quanto mais consistência se tiver na leitura, mais o nosso cérebro tem a capacidade de criar experiências cognitivas e emocionais que em muitos casos se equiparam à realidade prática. Ou seja, mesmo sentado numa cadeira a ler, um leitor pode experienciar níveis de vivacidade incríveis que criam impressões reais no nosso cérebro.

Em muitos clientes meus assisto a um ganho de autoconfiança impressionante. Já se sentiu certamente à parte de uma conversa por não se lembrar de algo? Pois bem, esse é um reflexo da ausência de fluidez, foco e consistência no ato da aquisição de informação.

A forma como falamos e nos lembramos de algo está relacionada com a forma como adquirimos e processamos informação internamente. Seja através da leitura ou de outro meio de aprendizagem, o nosso cérebro reage à informação que recebe tendo em evidência o modo como se encontra estruturado e como organiza a informação que recebe.

Foco, Fluidez e Consistência

Quando lemos sem qualquer tipo de técnica tendemos a criar muitos espaços em branco. Espaços estes que o nosso cérebro “aproveita” para pensar noutras coisas. A isto chamamos, normalmente, de distração. Mantermo-nos ligados à leitura da forma certa ajuda-nos a estarmos ligados à informação. Quanto mais ligados estivermos, mais informação iremos reter e mais facilmente iremos compreender o que lemos.

Foco, fluidez e consistência representam os maiores ganhos quando aplicamos técnicas de leitura rápida da forma certa. Podemos considerar que foco, fluidez e consistência são a base do sucesso em qualquer processo de aprendizagem.

Por que razão muitas pessoas aplicam técnicas de leitura rápida e não aumentam a sua velocidade de leitura de forma sustentável e consistente?

Quando me procuram para que apenas ensine as técnicas de leitura rápida costumo dizer que “se querem apenas técnicas vão à internet que há muitas disponíveis”.

Para ler mais rápido de forma consistente e sustentável (mantendo o carácter evolutivo da velocidade de leitura e da retenção de informação) é necessário preparar o leitor para integrar as técnicas. Uma pessoa que saiba conduzir um carro “normal”, pode não saber conduzir um Ferrari. É essencial existir uma preparação.

Na leitura rápida primeiro trabalhamos a pessoa e o modo como naturalmente aprende. Só depois é que se vão introduzindo as técnicas. Cada um de nós organizar e processa informação de forma diferente. E isto tem de ser respeitado.

Muitas vezes recebo pessoas que já leram sobre leitura rápida e que até tiraram cursos neste tema, sem entretanto terem grandes resultados. Isto acontece porque a sua especificidade e o seu ritmo internos de aprendizagem não foram considerados.

Cada aprendiz tem a sua personalidade. Uma impressão pessoal e intransmissível que necessita ser escutada e potenciada.

É a Leitura Rápida para si?

Na verdade, não sei. Depende da crença que tem e depende dos resultados que pretende atingir usando para tal a leitura rápida. Mas todos nós podemos desenvolver esta competência.

A velocidade de leitura depende de inúmeros fatores. Do ambiente de leitura/aprendizagem, do seu cronotipo, da complexidade do livro, são apenas alguns.

É crucial existir um alinhamento interno cognitivo e emocional (a forma como processa e organiza informação internamente) com o tipo de informação que quer ler e para quê.

Se pretende alto rendimento é este o caminho.

Se ambiciona mais produtividade e mais e melhor organização tem necessariamente de considerar todas estas questões.

Ler Mais Rápido é uma competência que se desenvolve. E aprender de forma mais eficaz não tem a ver simplesmente com recursos de apoio, mas também, e fundamentalmente, com a forma como se prepara para a aprendizagem e com o modo como o seu cérebro gere e estrutura informação.

Antes de ser um speed reader seja um conhecedor do seu estado interno de aprendizagem.

César Ferreira – Reading Coach

 

César dirige o Programa Avançado de Leitura Rápida em dois dias. Saber mais AQUI

Subscreva a nossa Newsletter

Periodicamente enviamos a nossa Newsletter com alguns dos conteúdos abaixo indicados:

  • Artigos inspiradores
  • Vídeos motivacionais
  • Dicas sobre como melhorar a Comunicação e Storytelling
  • Como atingir Metas e Prosperidade
  • Informação dos próximos cursos e workshops
  • ... e muito mais
Fechar janela

O seu email ficará seguro e será utilizado apenas e exclusivamente para este fim.