Storytelling

Dicas elementares ao escrever um livro

A importância da edição e formatação

antes de enviar o seu texto para uma editora

Nunca julgue um livro pela capa…

…as primeiras impressões são as que contam mais

Duas expressões claramente contrárias. Infelizmente, quando se procura ter um livro publicado, esta última parece ser verdade. Com o crescente número de autores a querer ter o seu trabalho publicado, os editores não vão investir o seu precioso tempo na leitura de material mal formatado ou sem qualquer edição. Eles nem sequer o começarão a ler. Sendo assim, o que podemos fazer em conjunto para nos assegurarmos que o seu livro não só seja lido pelo editor mas que também seja publicado e mesmo vendido em banca? Como podemos fazer com que o seu trabalho se destaque?

Não só a tradução e edição que aportamos ao trabalho tem de ser de primeira classe, como a primeira impressão que causa tem de o ser também. Para nos ajudar antes do trabalho de edição, pode adoptar algumas simples regras que permitirão levar o seu livro pelos mesmos caminhos de outros a quem a McSill Story Studio já ajudou (mais de um milhão de livros vendidos no Brasil e um considerável número de livros publicados e vendidos nos EUA).

Nós podemos fornecer tradução para inglês, caso o solicite, mas se pretende enviar-nos o seu trabalho já em inglês, não se preocupe se está no seu melhor, desde que seja possível lê-lo, a nossa edição vai trazer ao de cima o melhor que ele tem. No entanto, as dicas que se seguem são úteis para qualquer escritor.

Habitualmente eu imprimo a versão final de qualquer projeto no qual trabalhei a tradução e a edição. Não acontecerá com todos, mas alguns dos editores irão querer imprimir o seu manuscrito para o ler. Entre as várias possíveis razões para a impressão, uma delas é poder tomar notas. Isto revela o primeiro ponto na apresentação do seu trabalho – Formatação.

O editor precisa de ver consistência. Uma formatação consistente é frequentemente um dos assuntos mais negligenciados na edição de livros. Uma formatação consistente inclui títulos e subtítulos, travessões, fonte, etc. Na verdade, o que quero dizer é que tudo e qualquer coisa na página precisa da mesma consistência de formatação.

A fonte (ou tipo de letra) utilizada também é parte da formatação. Tenho a certeza que não preciso enfatizar aqui como a fonte precisa de ser consistente ao longo de todo o manuscrito. Tal como já referi anteriormente, as primeiras impressões são as que contam mais.

Chegados ao nível em que o editor está a ler o seu trabalho, temos que nos assegurar que ele “lê”. O que quero dizer com isto é que a história tem que fluir e que contém aquilo a que chamamos de “arco narrativo”. Ou seja, que tem um principio, um meio e um fim. A sua história tem que ter um claro e inequívoco principio, meio e fim. Tenho a certeza que todos estamos atentos a isto mas nem sempre o mesmo se reflete no texto que estamos a trabalhar. Assim, desde o inicio do trabalho, tenha sempre em mente estas três secções do Arco Narrativo.

Ao longo destas três secções do Arco Narrativo, o editor precisa de ver consistência de personagens, locais, relacionamentos, etc. Escrever um livro pode ser um longo e demorado processo, muitas vezes prolongado no tempo, e é fácil perder de vista os pequenos detalhes que também fazem parte da trama. Utilizando uma folha de referencia por personagem, para ir registando os principais factos ou características que lhe estão associadas, deverá prevenir qualquer confusão quando escreve, e mais importante, quando lê.

Seguir estas dicas que mencionámos não é uma garantia de que o seu trabalho será publicado mas significa que (incluindo alguns outros segredos) o seu trabalho tem probabilidades mais elevadas do que outros de ser lido por um editor.

Juntamente com a nossa experiência no serviço de tradução e edição, damos ao seu livro a melhor possibilidade não só de ser publicado, mas ser comprado e lido pelo público em larga escala.

Não aceitamos mediocridade. Apenas o melhor é bom o suficiente para o seu livro.

Ken Shaw

Chief Editor na McSill Story Studio

Veja também o vídeo de Ken sobre este assunto AQUI

Join the discussion One Comment

  • Jeferson Pereira diz:

    É de grande valia, para quem escreve, como eu, e tem interesse de mandar sua obra pra uma editora, dicas como essas. Me acrescentou e muito. Estou terminando uma história incrível que obedece, claro, a detalhes como o arco narrativo descrito aqui e outros detalhes importantíssimos. Mas, também, tento romper barreiras. Muito obrigado por essas dicas.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subscreva a nossa Newsletter

Periodicamente enviamos a nossa Newsletter com alguns dos conteúdos abaixo indicados:

  • Artigos inspiradores
  • Vídeos motivacionais
  • Dicas sobre como melhorar a Comunicação e Storytelling
  • Como atingir Metas e Prosperidade
  • Informação dos próximos cursos e workshops
  • ... e muito mais
Fechar janela

O seu email ficará seguro e será utilizado apenas e exclusivamente para este fim.