O que realmente significa “Comunicar comigo próprio”?
Muitos de nós passamos pela vida ocupados e (pré)ocupados com uma série de assuntos ao mesmo tempo. Muitos deles banais, outros um tanto mais sérios.
Agimos e reagimos com outras pessoas para resolver esses assuntos, ou para atingir objetivos que acreditamos nos irão trazer realização e felicidade. Pensamos diariamente no chefe, no colega, no funcionário, na mulher ou marido, filhos, pais e amigos. Interagimos com quase todos ao longo do nosso dia. Muitas vezes sentimos grande dificuldade para entendê-los e/ou passar a nossa mensagem, e no meio deste frenesim frustrante de palavras que vão e vêm, esquecemos de ouvir e falar com a pessoa mais importante delas todas – nós próprios.
A comunicação que se tem com o exterior é uma consequência da comunicação que em primeiro lugar tenho comigo próprio, mesmo que a maioria das vezes esta seja feita de um modo inconsciente. A reação para o exterior é sempre uma consequência de como nos estamos a sentir internamente, que necessidades temos e que desejos gostaríamos de ver concretizados. Podem ser desejos de ter mais paz, mais dinheiro ou mais saúde.
Por isso, é de extrema necessidade que “falemos” primeiro connosco mesmos para saber como nos estamos a sentir, que necessidades não satisfeitas se manifestam nesse momento e, qual o nosso maior desejo na interação que estamos a ter com o exterior – pessoas ou situações. Quando somos capazes de nos ouvir primeiro, seremos capazes de comunicar melhor com os outros depois.
Existem uma série de ferramentas para uma Comunicação Mais Eficaz. Deixamos aqui uma série de dicas para melhorar a comunicação com outras pessoas, melhorando também a comunicação connosco mesmos.
3 Passos para uma melhor comunicação:
- Encontra um momento de silêncio e isolamento todos os dias. Reserva pelo menos 15 minutos;
- De seguida, pergunta a ti próprio:
- Como me sinto em relação a esta situação ou pessoa?
- De que sinto necessidade em relação a esta situação ou pessoa?
- Qual o meu maior desejo relação a esta situação ou pessoa?
- Depois de teres bem claro a resposta a estas perguntas, o maior desafio é comunicar isso à outra pessoa.
Exemplo:
Como me sinto em relação a esta situação ou pessoa?
- Estou com raiva e frustrado porque o João não dá importância às minhas ideias.
De que sinto necessidade em relação a esta situação ou pessoa?
- Gostaria que ele ouvisse as minhas ideias, nem que seja por 5 minutos, e só depois faria algum comentário. Sinto necessidade que ele me valorize, pois estou a esforçar-me bastante.
Qual o meu maior desejo relação a esta situação ou pessoa?
- O meu maior desejo era ter uma parceria de confiança com alguém, onde pudéssemos trocar ideias sem atacar ou desvalorizar o outro. O meu maior desejo é viver em harmonia e alegria quando trabalho com alguém, para poder falar sem medo de ser criticado.
Comunicar ao outro
- João, preciso que quando partilho as minhas ideias contigo, me deixes falar até ao fim, sem interromper e criticar. É muito importante para mim que reconheças o esforço que fiz a preparar a apresentação. Depois podes dar a tua opinião. O que mais gostaria é que pudéssemos discutir estas ideias com mais tranquilidade e descontração.
Seguindo estes simples passos poderás compreender-te melhor e por consequência, melhorar a comunicação com outras pessoas.
Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira – Comunicação Mais Eficaz
Artigos relacionados: