was successfully added to your cart.

Carrinho

O lema principal do trabalho que fazemos com as pessoas é a evolução humana. Por isso, consideramo-nos eternos estudantes da vida e do comportamento humano, e somos as nossas próprias cobaias. Cada estado emocional e mental que nos invade inesperadamente é sempre alvo de aprofundamento e reflexão.

Recentemente temos andado a sentir-nos cansados. Apesar de todo o trabalho que tivemos nos últimos meses, devido ao lançamento do nosso livro Viver sem Ansiedade” começámos a concluir que o cansaço que estamos a sentir era algo exagerado. A vontade de parar um pouco foi tomando conta de nós, não por desmotivação, frustração ou ansiedade, apenas por puro e simples cansaço.

Em conversas com amigos, colegas e alunos fomos percebendo que não estávamos sós nesta sensação tão limitadora. A correria e solicitações do mundo moderno vão sugando a nossa energia. O excesso de tecnologia na qual estamos imersos diariamente, altera os nossos padrões naturais. A falta de contato com a natureza vai-nos fazendo mirrar e esquecer que a vida pode ser bela. E quando damos por nós, estamos cansados demais para reagir.

É precisamente nesse momento que é preciso fazer algo. Quando sentimos que já não temos forçar para mais nada, é quando temos que respirar mais uma vez, profundamente, e fazer algo para mudar.

Pode ser simplesmente parar um pouco, apesar de não termos nem mais um minuto disponível para isso. Pode ser passar o fim-de-semana fora para mudar de ambiente e rotinas, pode ser ler um livro inspirador ou assistir a um curso que traga ferramentas para lidar com esta nova forma de vida.

É precisamente quando sabemos que não estamos bem, que precisamos arranjar uma dose extra de energia para mudar. Acomodarmo-nos pode ser fatal. Podemos habituar-nos tanto a estar mal que um dia é tarde demais. Entramos em depressão ou simplesmente desistimos de viver apesar de continuarmos vivos.

Da nossa parte, decidimos parar um pouco para reavaliar o nosso percurso e os planos para o futuro, apesar de estarmos numa fase na qual não temos tempo disponível para parar. Outras pessoas estão a procurar leituras que lhes proporcionem novas perspetivas e ferramentas para lidar com estes desafios modernos. O nosso livro “Viver sem Ansiedade” é uma boa escolha.

Acima de tudo a dica principal é que é preciso reagir. Quando se instala o cansaço é porque andamos a correr mais rápido do que aquilo que as nossas pernas conseguem. É fundamental fazer parar a roda na qual giramos diariamente de forma automática e que nos consome todo o tempo disponível para sermos verdadeiramente apenas nós mesmos.

Se estás cansado de estar cansado, é hora de parar e reavaliar. É hora de pedir ajuda (um amigo, terapia, cursos, técnicas de relaxamento). É hora de mudar. A vida é muito curta para perdermos o espetáculo principal. Há que construir a nossa própria felicidade com alegria e energia.

 

Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira

Formadores, Terapeutas e Coaches

Saiba mais no Workshop Viver com Força Interior

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subscreva a nossa Newsletter

Periodicamente enviamos a nossa Newsletter com alguns dos conteúdos abaixo indicados:

  • Artigos inspiradores
  • Vídeos motivacionais
  • Dicas sobre como melhorar a Comunicação e Storytelling
  • Como atingir Metas e Prosperidade
  • Informação dos próximos cursos e workshops
  • ... e muito mais
Fechar janela

O seu email ficará seguro e será utilizado apenas e exclusivamente para este fim.