Notas & ReflexõesPoder Interior

A chuva voltou e com ela uma oportunidade…

Quando a chuva volta, sinto frequentemente o regresso nostálgico da introspecção, de pensar na profundidade da vida. De ir mais além até ao âmago do que sinto e do que sinto que os outros à minha volta sentem. Hoje, ao investigar e estudar sobre o Medo e o impacto que ele tem nas nossas vidas (para o bem e para o mal) dou-me conta do quanto as nossas vidas estão circunscritas por ele.

Eu estudo habitualmente em cafés e outros locais públicos e vejo no rosto das pessoas o medo que subjaz por trás do aparato funcional necessário ao dia-a-dia. A música que toca no ipod ajuda-me a abstrair da camada superficial, do barulho ambiental e permite-me ir mais além na observação. E o que sinto é dor. Dor pela falta de poder interior em que facilmente nos deixamos cair.

Todos sentimos medo (eu incluído) mas o que escolhemos fazer com o que surge é uma das escolhas mais poderosas que podemos fazer a caminho da liberdade pessoal. Corta-se-me a alma ao olhar à volta e ver, ouvir e sentir como muitas pessoas se deixaram encolher, mirrar pela vida. Quase todas sem se darem conta de como isso aconteceu. O Medo tem esta capacidade de se instalar lenta e silenciosamente nas nossas vidas. Quando damos conta, é como se estivéssemos numa camisa de forças, manietados, manipulados, sem soluções.

Partilho contigo o que hoje aprendi e recordo terem sido estratégias que tenho utilizado quase toda a minha vida:

  1. A única forma de nos livrarmos do Medo é Agir. Decidir seguir em frente no que queremos fazer, especialmente quando sentimos aquela sensação na zona do estômago.
  2. Curiosamente Agir é também a forma de nos sentirmos melhor connosco. Se não o fizermos vamos sentir-nos pior. Uma sensação de mirrar.
  3. Não estás só no Medo. Todos sentimos Medo quando entramos em zonas desconhecidas, quando fazemos coisas desafiantes ou quando acontecem situações inesperadas. Todos sentimos esse medo. Verdade incontornável. Tenho falado com todo o tipo de pessoas que chegaram ao topo das suas carreiras, todos sentiram (e ainda sentem) esse Medo. Não somos diferentes, apenas fazemos escolhas diferentes.
  4. Seguir em frente, enfrentando e ultrapassando o Medo, mete muito menos medo do que ficar a enfrentar a sensação de impotência e incapacidade por não ter feito absolutamente nada para ir para além das circunstâncias aparentes da realidade. Somos muito mais do que isso.
  5. Uma coisa é certa e sabida, enquanto estivermos em crescimento e evolução é bem possível que o Medo não desapareça. Ele torna-se intermitente. Aparece, enfrentamos agindo, superamos, integramos e ele desaparece temporariamente. Até que seguimos para o próximo nível, e ele regressa de novo. A única diferença é que a partir de certa altura já contas com ele. Transforma-se num aliado.

Esta força que está inerente a este processo de vencer o medo, vem de dentro. É o teu Poder Interior. Liga-te a ele sempre que possível. Inspira-te todos os dias.

Se precisares, podes contar comigo!

Ricardo Laranjeira

Coach – Formador – Agente de Mudança

Join the discussion One Comment

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subscreva a nossa Newsletter

Periodicamente enviamos a nossa Newsletter com alguns dos conteúdos abaixo indicados:

  • Artigos inspiradores
  • Vídeos motivacionais
  • Dicas sobre como melhorar a Comunicação e Storytelling
  • Como atingir Metas e Prosperidade
  • Informação dos próximos cursos e workshops
  • ... e muito mais
Fechar janela

O seu email ficará seguro e será utilizado apenas e exclusivamente para este fim.