Segundo John Gray, autor do best-seller “Os homens são de Marte e as mulheres de Vénus”, livro que ajudou muitos casais a melhorar a sua relação, existem sete áreas importantes para preservar a paixão no relacionamento:
- As diferenças atraem – aceite as diferenças e o amor crescerá.
- Mudar e crescer – para continuar interessado e interessante, deve persistir no crescimento e na mudança. Não negue o seu verdadeiro eu.
- Sentimentos, necessidades e vulnerabilidades – Mantenha o contacto com os seus sentimentos e continue a pedir o que precisa.
- Responsabilidade pessoal e autocura – à medida que cresce em amor, velhos sentimentos não resolvidos aparecem para serem curados. Sempre que culpamos o companheiro, do que precisamos realmente é de nos examinarmos e de curarmos o nosso passado.
- Amor e romance – a paixão duradoura não é automática. Precisamos de aplicação nas oportunidades românticas para que a companheira se sinta querida e para que o homem sinta que tem sucesso.
- Amizade, autonomia e diversão – o relacionamento não deve ser apenas trabalho e seriedade. É preciso haver espaço para perdoar os erros e para a diversão. Criar oportunidades de diversão para se livrar do passado e viver o presente com alegria.
- Companheirismo e servir um propósito mais alto – procure fazer com que uma parte da sua vida juntos seja dedicada a alguma causa fora de si próprio.
O mais importante dos relacionamentos é tomar consciência de como funciona a dinâmica entre homem-mulher, masculino-feminino. Quando percebemos as diferenças fundamentais entre homens e mulheres a nível biológico, hormonal, comportamental e energético, podemos ajustar-nos e mudar comportamentos de forma a atingir a perfeição nas nossas relações conjugais, laborais e parentais.
Se quiser aprender mais sobre este tema assista ao Workshop A Energia dos Relacionamentos
Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira