Vivemos momentos de grande mudança externa, mudança essa que se reflete inevitavelmente também no nosso interior. Com as atuais alterações externas que se vivem no nosso país, muitos de nós fomos obrigados a mudar a forma como encarávamos a vida. Essa mudança, em muitos casos deixou-nos uma sensação de tristeza e desmotivação. O que fazer agora perante uma nova realidade?
Para encontrarmos a motivação e alegria que nos impulsionam a encarar a vida de uma forma mais positiva, tem que haver sempre congruência interna. Os sintomas de desequilíbrio (mal estar, desmotivação, tristeza, revolta, depressão, etc) que muitas vezes acontecem no nosso dia-a-dia, nada mais são do que sinais de alerta de um desalinhamento interno.
Qualquer sistema biológico ou social, está organizado por níveis e a mente não é exceção. Existe uma hierarquia natural nos processos de aprendizagem, mudança e motivação. Para poder mudar comportamentos, é necessário saber em que nível de pensamento se encontram esses comportamentos.
Se estivermos num elevado estado de alinhamento interno, sem conflito entre os vários níveis, unidos em busca do mesmo objetivo, as energias serão canalizadas numa única direção e teremos pessoas equilibradas e produtivas, prontas para contribuir positivamente dentro de um sistema Maior e a realizar o que se propuserem na vida.
Internamente funcionamos como uma empresa composta por diversos departamentos. Se cada “parte” de nós, cada departamento, cooperar com as outras, podemos ser bem mais eficazes. São sete os vários departamentos e operamos em todos os níveis. Dependendo das circunstâncias, uns níveis serão mais importantes que outros.
O nível mais básico é o nosso ambiente externo, nossas restrições externas. Atuamos nesse ambiente através do nosso comportamento. Nosso comportamento está dirigido pelas nossas capacidades. Estas estão organizadas pelas crenças e valores que por sua vez, estão organizadas segundo a nossa identidade (auto-estima). Estes 5 níveis são orientados internamente pelo propósito de vida. Acima destes níveis encontramos a nossa essência (alma) quem realmente somos além do corpo físico.
Para vencer a tristeza e desmotivação que se instala internamente sem percebermos bem porque, é necessário fazer um alinhamento destes sete níveis, começando do mais alto para o mais baixo:
7º Passo: Reconecta-te com a tua essência (alma) através da ligação ao teu EU Superior. Isto pode ser feito com meditações específicas onde sentimos a conexão com algo maior do que o nosso próprio corpo, e que nos traz uma sensação imediata de PAZ e CONFIANÇA.
6º Passo: Encontra o teu propósito de vida. Encontra os teus talentos, aquilo que te faz vibrar. Percebe que é único e especial. Torna-te útil á humanidade ajudando-a a evoluir enquanto evoluis com ela.
5º Passo: Reforça a tua auto-estima. Percebe quais as várias partes que se encontram dentro de ti e aceita-as. Melhora a tua auto-imagem percebendo que em muitos casos és muito mais do que aquilo que vês de ti mesmo.
4º Passo: Identifica os teus Valores e Crenças potenciadoras. Sabendo quais as coisas importantes que te fazem acordar de manhã e acreditando em todas as possibilidades que a vida tem para nos oferecer, poderemos chegar muito mais longe.
3º Passo: Desenvolve os teus recursos internos. Todos possuímos recursos e capacidades internas (determinação, confiança, alegria, persistência, amor, etc) que podem potenciar-nos rumo à felicidade. Descobre quais os que mais precisas para lidar com a tua realidade atual.
2º Passo: Muda os comportamentos limitantes. A pessoa não é o seu comportamento, ela É a sua essência. Por esse mesmo motivo, podemos facilmente alterar os comportamentos que não nos fazem bem (agressividade, vitimização, vergonha, culpa, medo, etc).
1º Passo: Assume responsabilidade total pela tua vida. Não te queixes nem culpes outros ou situações externas pelos resultados presentes nas várias áreas da tua vida. Tu és o único que tem o poder de mudar a tua realidade.
Resumidamente: Resgata a tua essência (alma), encontra o teu propósito, fortalece a tua auto-estima, alinha os teus valores e liberta as limitações, adquire novas capacidades, muda comportamentos e assume responsabilidade pela tua vida!
Para saber como fazer na prática este alinhamento interno participa no Workshop “7 Degraus para Evolução Pessoal”
Fazer um amigo, é um dom!
Ter um amigo é uma graça!
Conservar um amigo é uma virtude!
Mas ter um(a) amigo(a) a sério como tu………….. É uma Honra!
Muito bacana esses 7 passos me ajudaram a perceber o que estava escondido dentro de mim…
Obrigado!
Obrigado! Faz sentido