O sonho é uma ideia acalentada, aspiração, ideal. Desejo intenso e vivo. Aplicando a Estratégia certa, o sonho poderá transformar-se em realidade, pois a estratégia é uma maneira de se fazer algo para alcançar um objetivo. Sonhar é o primeiro passo para a criação de qualquer objetivo no mundo.
A maioria das pessoas costuma sonhar, planear e criticar simultaneamente, ou então esquecer algum destes três papéis fundamentais. Esse modo de pensar, muitas vezes, leva a desistência de uma ideia excelente. É comum, nesses casos, a pessoa concluir precipitadamente que “este sonho é impossível”.
Existe uma estratégia brilhante que é separar os momentos de: Sonhar, Planear e Avaliar, e é indicada para situações em que haja a necessidade de formular projetos ou, em que se encontrem problemas para atingir objetivos. Estimula a criatividade sem culpa e o pensamento analítico, além de propiciar flexibilidade para corrigir eventuais equívocos ou exageros aquando da criação. O sonho fica mais nítido quando separamos os contextos. O sonho ganha corpo, alma e sabedoria
3 Passos para concretizar sonhos:
- Para começar basta ter um sonho. Vivencie o que realmente quer, não importa o quanto vai custar. Este é o momento sonhador e representa a alma.
- Na segunda etapa faz-se o planeamento. Uma vez que você já vivenciou o sonho, vai saber exatamente o que precisará fazer para conseguir o seu objetivo. Este é o momento de colocar a “mão na massa”, levantar dados, separar documentos, pesquisar, enfim, ter uma visão geral das necessidades. O Realizador representa o corpo.
- E na terceira etapa entra o “Crítico” ou avaliador. É o momento de observar o sonho e o planeamento. Analisar se o tamanho e as ações estão congruentes. O Crítico representa o conhecimento (mente), por isto poderá aceitar ou não o que está planeado. Em caso de rejeição, o crítico vai sugerir mudanças.
O que acontece quando algumas das três personagens está em falta?!
- Um Sonhador sem um Realista e um Crítico é, justamente isso: apenas um sonhador
- Um Realista sem um Sonhador e um Crítico, é um robô.
- Um Crítico sem um Sonhador e um Realista é, um Carrasco.
- Um Sonhador e um Realista, sem um Crítico, não são mais do que um grupo de pesquisa e desenvolvimento: fazem muitos protótipos, mas carecem de padrões de qualidade para o sucesso.
- Um Realista e um Crítico sem um Sonhador são burocracia.
- Um Sonhador e um Crítico sem um Realista são uma montanha russa maníaco-depressiva.
Aprenda mais sobre esta e outras fantásticas técnicas de PNL no Atelier de PNL para Coaching e Desenvolvimento Pessoal
Cristina Gonçalves e Ricardo Laranjeira